Gilson Volpato

Ciência & Comunicação

Construindo uma sociedade melhor

Assuma a educação e a ciência como base para nossa sociedade

Literatura - Livros

Todos Filosofia da ciência Lógica Epistemologia Ética
Educação Metodologia Estatística Publicação Comunicação

Filosofia da Ciência

Autor(es): Alberto Oliva

Referência: 2003. Editora Zahar, RJ; ISBN 85-7110-745-9. 74p.

Livro de fácil entendimento. Apresenta as principais escolas filosóficas ligadas à ciência, incluindo as principais do século XX (Popper e Thomas Khun). Leitura recomendada para quem quer se iniciar, ou apenas melhor sistematizar, uma visão geral sobre o tema.

O mundo de Sofia

Autor(es): Jostein Gaarder

Referência: Ed. Cia. das Letras, 555 p., 1995.

Um Best Seller que encantou muita gente na época. Um história misteriosa através da qual você é introduzido a pontos importantes da filosofia. A linguagem é simples e isso irritou alguns filósofos na época. Porém, esse livro fez muito para a divulgação da filosofia no mundo acadêmico e fora dele. O autor é filósofo.

As ideias de Popper

Autor(es): Bryan Magee

Referência: Ed. Cultrix, série Mestres da Modernidade, 109 p.

Livro simples que mostra de forma clara o pensamento de um dos maiores filósofos da ciência do século XX; ao menos um dos mais controversos. Depois deste livro, outras obras de Karl Popper devem ser lidas, como o clássico "A lógica da pesquisa cientifica", "Conhecimento objetivo", " A miséria do historicismo" e "A sociedade aberta e seus inimigos".

História da Filosofia

Autor(es): Bryan Magee

Referência: Edições Loyola, 240 p.

Em formato de enciclopédia, é uma obra bastante resumida, mas abrange os principais filósofos, de forma que o cientista poderá entender os pensamentos precursores da ciência. Brayan Maggee é um dos excelentes filósofos divulgadores da filosofia da ciência. Linguagem clara, muito acessível. Obras dele são sempre para você gostar da ciência.

O que é ciência afinal?

Autor(es): Alan F. Chalmers

Referência: Editora Brasiliense, 227 p., 1993.

Livro muito interessante e claro para se entender "what is this thing called science?". Foca nas principais correntes de pensamento científico, do indutivismo falsificacionismo, paradigmas, racionalismo, relativismo, objetivismo, realismo, o anarquismo de Feyerabend, entre outras. Fundamental para o cientista ficar com uma visão global na qual se encaixa suas tendências atuais.

A crítica e o desenvolvimento do conhecimento

Autor(es): Imre Lakatos & Alan Musgrave (Orgs.)

Referência: Editora Cultrix e EDUSP, 1970, 343 p.

Uma obra fundamental para entender o debate entre Thomas Khun e Karl Popper, do século XX. É uma coletânea de falas de grandes filósofos proferidas durante o Colóquio Internacional sobre Filosofia da Ciência, Londres, 1965. Além de Khun e Popper, os demais são defensores de cada um desses filósofos, que discutem numa ambiente crítico as suas preferências. O debate principal é em torno das propostas aparentemente antagônicas desses filósofos em relação à substituição de teorias na ciência. Não é um livro simples de ser lido, mas vale a pena se você já conhece a base da obra desses filósofos. No início da década de 1990, meus alunos de graduação do PET-CAPES expuseram em seminários cada um dos capítulos desse livro.

Filosofando - introdução à Filosofia

Autor(es): Maria Lúcia de Arruda Aranha & Maria Helena Pires Martins

Referência: Editora Moderna, 443, 1986.

Um livro simples e didático, mas com uma boa abordagem sobre temas importantes da Filosofia. Foi escrito para alunos de ensino médio, ou mesmo graduação. Lhe dará uma visão ampla de vários aspectos abordados pela Filosofia, muitos deles essenciais a um cientista.

Filosofias das ciências

Autor(es): Pascal Nouvel

Referência: Editora Papirus, 240 p.

Uma viagem à epistemologia da ciência. Conheça as principais correntes filosóficas. Escrito de forma clara e acessível ao cientista.

A estrutura das revoluções científicas

Autor(es): Thomas Khun

Referência: Editora Perspectiva, série debates - ciência, 257 p.

Livro clássico de Khun, um dos grandes filósofos da ciência do século XX. O debate entre ele e Karl Popper percorreu as últimas décadas do século XX.

Contra o método

Autor(es): Paul Feyerabend

Referência: Editora Unesp, 373 p.

Um filósofo irreverente. Defende uma ação mais anarquista como método na ciência. É interessante, mas deve ser lido com calma. Pondere Feyerabend, Khun e Popper e terá uma noção das principais polêmicas da filosofia da ciência no século XX que são imprescindíveis ao cientista.

Bad Pharma - how drug companies mislead doctors and harm patients

Autor(es): Ben Goldacre

Referência: Fourth Estate, 448 p., 2012.

Uma crítica veemente às interferências das empresas de fármacos sobre cientistas e suas consequências à população. É um livro bem escrito, estilo best sellers, mas traz muita informação e reflexão importante para que o cientista melhor se posicione no ambiente político da ciência na interação com o setor privado.

Uma breve história da ciência

Autor(es): William Bynum

Referência: L&PM Editores, 312 p., 2013.

Uma síntese das descobertas científicas marcantes ao longo da história da humanidade. Com ele temos um bom panorama de como um cientista pensa e como isso se modificou ao longo da história.