Gilson Volpato

Ciência & Comunicação

Construindo uma sociedade melhor

Assuma a educação e a ciência como base para nossa sociedade

Livros

Ciência além da visibilidade

Ciência além da visibilidade

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2017 | Páginas: 210

Editora: Best Writing

Hoje vivemos a máxima de que basta aparecer; mas, na ciência é preciso ser também. Ser e aparecer é bem diferente de aparecer sem ser. Neste livro, o professor Gilson Volpato desvenda a Ciência e o cientista necessários em qualquer sociedade, os quais devem ir muito além da mera visibilidade. Na primeira parte, o professor Gilson Volpato esmiúça o que significa Ciência e como construí-la em patamares internacionais. Não importa sua área na Ciência; aqui são tratados os processos estruturais da Ciência, dando-lhe os referenciais científicos necessários. Na segunda parte, o autor expõe o que é ser um cientista, algo que não se resume a uma profissão. Ele lhe oferece referenciais para tornar-se um cientista necessário, apesar do meio em que vivemos. São os caminhos que, infelizmente, não recebemos da maioria dos orientadores. Por isso, é uma publicação útil também para orientadores.A terceira parte aborda as boas e as más práticas na Ciência, porém, num discurso focado para aquele que erra sem a intenção de errar. O pressuposto básico de Volpato é o de que erramos nas boas práticas porque temos conceitos equivocados sobre Ciência. Assim, formando-se um cientista de excelência, os de boas intenções não cometerão deslizes nas práticas científicas. É a solução por meio da educação.

compre agora >>
Método Lógico para Redação Científica

Método Lógico para Redação Científica

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2017 | Páginas: 155

Editora: Best Writing

O Método Lógico proposto pelo prof. Gilson Volpato é uma recuperação da qualidade científica. Rechaça protocolos e mostra como usar princípios da ciência para solucionar dúvidas na redação científica.
O livro apresenta 123 pranchas que resumem os principais conceitos que o cientista precisa conhecer para participar efetivamente da construção da ciência. Elas estão dispostas numa sequência que permeia as principais etapas do bem-sucedido caminhar do cientista na produção do conhecimento científico. Nesta segunda edição toda a arte do livro (capa, miolo, incluindo as figuras) foram refeitas e aperfeiçoadas. O tamanho das pranchas foram reduzidas, de forma que cada prancha e sua respectiva explicação (texto) ficaram numa única página. Todos os textos explicativos foram reescritos pelo autor. Algumas pranchas novas foram incluídas e outras excluídas, de forma a dar maior pontualidade ao livro.

compre agora >>
Dicas para Redação Científica - 4ª edição - revisada e ampliada

Dicas para Redação Científica - 4ª edição - revisada e ampliada

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2016 | Páginas: 288

Editora: Cultura Acadêmica

São 380 dicas que auxiliam os cientistas a melhor estruturarem seus textos para publicação. As dicas são explicadas de forma que o leitor consiga entender suas razões e motivos, o que faz com que estas dicas não tenham caráter "automático", mas reflitam aprendizado de ciência. Aprenda ciência e melhore seu texto científico. As dicas são distribuídas nos seguinte tópicos: Ciência, Qualidade Científica, Publicação, Estrutura e Motivos do Texto Científico, Administração, Autoria, Escolha da Revista, Estilo Científico Internacional (literatura e escrita), As Partes do Texto Científico, Cover Letter, Debate com Editores e Revisores e o Impacto do Artigo.

compre agora >>
Estatística Sem Dor!!!

Estatística Sem Dor!!!

Autor(es): Gilson Luiz Volpato & Rodrigo Egydio Barreto

Ano: 2016 | Páginas: 160

Editora: Best Writing

Neste livro apresentamos na Introdução uma reflexão sobre a importância da Estatística e sobre seu ensino. Nessa análise, ressaltamos o fato de que poucos alunos de graduação aprendem Estatística na graduação. Acreditando que tal fato decorra desse ensino ser feito sem a devida relação com a prática da Estatística, o livro foi estruturado exatamente para contrapor esse ponto. Assim, iniciamos o livro com 13 pranchas (esquemas e chaves) que conduzem o leitor para a escolha da abordagem e dos tetes estatísticos usuais, incluindo estatística descritiva, testes de hipótese para dados paramétricos e não paramétricos (comparação de medidas de tendência central, frequências e proporçoes, e correlações, incluindo multivariadas). No entanto, para entender essas pranchas iniciais, é necessário que conheçamos certos conceitos em Estatística. É aí que surgem os primeiros tropeços para se entender as pranchas. Porém, cada uma delas possui indicação de onde encontrar o esclarecimento dessas dúvidas. Ou seja, você só irá para a teoria em função de sua própria dúvida, o que chamamos de aprender com a prática. Assim, após as pranchas, o livro apresenta 31 Bases Conceituais para o leitor usar, conforme indicação das pranchas. Há também mais 9 Complementos conceituais que fecham o conjunto dos principais conceitos que todo cientista precisa ter, mesmo aqueles que trabalham com pesquisa qualitativa. Por essa estrutura, a sequência das bases conceituais que mostramos foge muito daquela vista nos livros clássicos de Estatística. Isso talvez indique alguma coisa sobre o ensino de Estatística.

Por fim, ressaltamos que o fato do livro ser escrito por não estatísticos, mas que usam Estatística na ciência internacional que praticam, pode auxiliar na explicação dos conceitos, pois buscamos sempre fugir dos jardões estatísticos, bem como nos basear dentro da lógica científica que sustenta a Estatística. Afinal, a Estatística não deve contrariar preceitos de ciência. Embora ela possa ser uma especialidade científica em si, certamente é também uma poderosa ferramenta para planejamento de estudos e análise de dados. Enfim, buscamos trazer aos leitores esclarecimentos simples sobre conceitos complexos.

Guia Prático para Redação Científica

Guia Prático para Redação Científica

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2015 | Páginas: 268

Editora: Best Writing

Este livro, juntamente com o Método Lógico para Redação Científica, é o esteio prático de meu workshop para redação científica. Enquanto o Método Lógico para Redação Científica é um livro mais conceitual, mas que lhe permite construir seu texto pela sequência das pranchas que apresenta, o Guia Prático se diferencia por dar passos mais detalhados (aqueles usados no Workshop) e significar a aplicação prática dos conceitos do Método. Ao todo são 40 passos, dos quais os 12 primeiros são preparatórios para a construção do texto; do 13º ao 30º você tem direcionamentos específicos para a estruturação de cada parte do texto e, do 31º ao 40º, você é norteado para melhorar seu texto, submetê-lo para publicação e acompanhar seu desenvolvimento. Como nesses passos podem surgir dúvidas durante a construção do texto, ao final do livro há 139 perguntas e respostas frequentes nos passos 13 ao 40. Como preconiza o Método Lógico, embora o livro seja um Guia, ele lhe dá maleabilidade para diferenciar-se e tornar seu texto ainda melhor. Com esses passos, você já estará numa estruturação e redação de alto nível, pois eliminam a vasta maioria dos erros lógicos, mas você pode usar seus dons artísticos e lógicos para tornar o texto ainda melhor, sem ferir os preceitos incluídos no livro.

compre agora >>
Elabore Projetos Científicos Competitivos: biológicas, exatas e humanas

Elabore Projetos Científicos Competitivos: biológicas, exatas e humanas

Autor(es): Gilson Luiz Volpato & Rodrigo Egydio Barreto

Ano: 2014 | Páginas: 174

Editora: Best Writing

O livro trata do por quê e do como elaborar um projeto científico. O livro defende preceitos éticos sobre o \\"fazer ciência\\", mostrando nesse panorama como os projetos fazem parte da vida de todo cientista, muito além da necessidade de se conseguir financiamento. A estruturação do projeto é embasada no Método Lógico para redação científica, segundo o qual os únicos limitadores da criatividade na concepção e apresentação de um texto científico são os preceitos lógicos da filosofia e metodologia científica e preceitos de comunicação da era atual.

SUMÁRIO

Cap. 1. Introdução; Cap. 2. Concepções sobre o projeto de pesquisa; Cap. 3. A criação de ideias; Cap. 4. Estruturação do objetivo. Cap. 5. Deduzindo o delineamento a partir do objetivo. Cap. 6. A redação do projeto; Cap. 7. Assuntos financeiros; Cap. 8. Após a submissão; Referências.

compre agora >>
Ciência: da filosofia à publicação

Ciência: da filosofia à publicação

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2013 | Páginas: 377

Editora: Cultura Acadêmica

Foi meu primeiro livro, publicado em 1998 e que já está na 6ª edição (2013). O livro se diferencia por apresentar o processo global da vida do cientista em relação à tarefa de construir conhecimento. Cada capítulo inclui, ao final, referências de obras que importantes para todo cientista. Os capítulos do livro são:

PARTE I - NOÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPÍRICA

PARTE II - DO ERRO À FORMAÇÃO - Cap. 1. A deformação de cientistas; Cap. 2. Ciência; Cap. 3. Publicação científica; Cap. 4. Avaliação da atividade científica; Cap. 5. Criação; Cap. 6. Objetivo; Cap. 7. Planejamento da pesquisa; Cap. 8. Coleta de dados; Cap. 9. Análise e interpretação de resultados; Cap. 10. Redação Científica; Cap. 11. Divulgação em congressos; Cap. 12. A formação de cientistas.

compre agora >>
Dicionário Crítico para Redação Científica

Dicionário Crítico para Redação Científica

Autor(es): Gilson Luiz Volpato et al.

Ano: 2013 | Páginas: 216

Editora: Best Writing

A proposta foi criar um delimitador conceitual para evitarmos a continuidade de alguns conceitos equivocados, bem como dar, num único dicionário, um panorama mais global de conceitos que os cientistas necessitam em seu dia a dia. São 750 conceitos definidos com ousadia, simplicidade e clareza para nortear o cientista na construção de uma ciência internacional de alto nível. Nele você encontra definições nas áreas de filosofia, metodologia científica, biblioteconomia, redação científica, estatística, entre outros.

compre agora >>
Método Lógico para Redação Científica

Método Lógico para Redação Científica

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2011 | Páginas: 320

Editora: Best Writing

Este livro, lançado em 2011, foi a primeira apresentação escrita formal do Método Lógico para redação científica, o qual foi concebido no início da década de 1990. Sua publicação em 2011 mostra o resultado de experiência de cerca de 25 anos na prática da ciência e no ensino de redação científica. O livro é composto de 147 pranchas com desenhos e esquemas ilustrativos de conceitos, os quais ficam nas páginas ímpares (à direita); nas páginas pares há uma breve explicação do conceito contido em cada prancha. Essas pranchas são arranjadas numa sequência que conduz o leitor desde o entendimento do pano de fundo da construção do conhecimento científico até aspectos técnicos para estruturação e redação compatíveis com a ciência internacional.

compre agora >>
Pérolas da Redação Científica

Pérolas da Redação Científica

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2010 | Páginas: 189

Editora: Cultura Acadêmica

O Pérolas contém 101 conceitos e práticas que tiram o cientista do foco de uma ciência de alto nível. São conceitos ainda muito presentes na ciência brasileira. Para cada "pérola apresentada", apresento os possíveis motivos que levam nossos alunos e orientadores a aceitarem a pérola, suas implicações para a redação científica e, finalmente, como corrigí-las. As pérolas são agrupadas em função das etapas da construção da pesquisa e de sua publicação. Corrigindo essas pérolas seu texto automaticamente já estará acima da média dos textos de sua área, assemelhando-se mais ao perfil internacional de melhor nível.

compre agora >>
Administração da Vida Científica

Administração da Vida Científica

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2009 | Páginas: 142

Editora: Cultura Acadêmica

Uma incursão ao planejamento de atividades no meio científico. O livro é regado pela experiencia do autor na carreira científica (na época, há 28 anos com professor universitário) e preceitos éticos de boa prática na pesquisa, muitos dos quais também válidos a qualquer profissional. Em resumo, como sobreviver na vida científica mantendo-se ético e honesto. Os principais temas abordados são:

Ciência e ética; Crise de qualidade; Satisfação profissional; Por que administrar?; Administrar com equilíbrio; Vida científica sustentável; Visão, Missão, Meta e Objetivo; Fases da carreira; Pensando grande; O ideal; Conheça seu potencial; Vaidades; Ensino, pesquisa, extensão e administração; Por onde começar?; Plano estratégico; Como estou administrando?; Por que economizar tempo?; Onde desperdiçamos tempo?; Como ganhar tempo?; Burocracia; Informática; Progresso científico; Compromissos; Currículo; Escolha de orientação; Estágio no exterior; Concursos públicos; Crescimento profissional; Laboratórios; Estagiários; Editais de financiamento; Publicação eficiente; Redação de manuscritos; Publicações e citações; Comissões; Reuniões administrativas; Congressos científicos e similares; Relatórios e Pareceres.

compre agora >>
Publicação Científica [ESGOTADO]

Publicação Científica [ESGOTADO]

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2008 | Páginas: 125

Editora: Cultura Acadêmica

[Esgotado] Neste livro discorro sobre o mundo das publicações científicas, particularmente os artigos científicos. conceitos importantes são esclarecidos, o que coloca o cientista num panorama mais real sobre a base da atividade que realiza. SUMÁRIO: Cap. 1 - Bases teóricas para publicação; Cap. 2 - O processo de publicação; Cap. 3 - Avaliação da qualidade científica; Cap. 4 - Como publicar; Cap. 5 - Obras citadas

Bases Teóricas para Redação Científica: por que seu artigo foi negado?

Bases Teóricas para Redação Científica: por que seu artigo foi negado?

Autor(es): Gilson Luiz Volpato

Ano: 2007 | Páginas: 129

Editora: Cultura Acadêmica & Scripta

Aqui mostro porque os erros de redação científica não são erros de escrita (analfabetismo), mas erros de pensamento sobre ciência e comunicação. Ele trata da mais importante base teórica do Método Lógico para redação científica. Considerando todas as fases do processo científico de construção de conhecimento, pinço os principais conceitos que, se transgredidos, resultariam em erros de redação científica. Para cada um deles, mostro a essência do conceito e, em seguida, suas implicações para a redação científica (onde aparecem ou onde negligência a ele pode induzir erros).

compre agora >>