Gilson Volpato

Ciência & Comunicação

Construindo uma sociedade melhor

Assuma a educação e a ciência como base para nossa sociedade

A Ciência Brasileira na UTI

Categoria(s): Ciência

Link da Notícia

Fonte: Estadão, Blog Herton Escobar - 28/08/2016

Comentário do Prof. Gilson Volpato 29/08/2016:

Sem dúvida esta crise revela a ignorância do governo brasileiro, seja o anterior, o interino e o próximo, pois ciência nunca foi entendida pelos nossos governos, ao menos nos últimos 50 anos. Vejo grande irresponsabilidade de nossos governantes nesse quadro. Mesmo acatando todas as críticas dessa reportagem, vamos também olhar por outro ângulo.

Já é mais do que chegada a hora de a ciência brasileira repensar suas bases. A crise relatada na reportagem afeta as partes estratégicas e de alta qualidade de nossa ciência, sem dúvida.

Mas junto a isso há um trem da alegria imenso que corrói o orçamento da ciência brasileira (entre muros), seja com políticas da amigocracia ou mesmo com políticas da incompetência. Temos que aproveitar o momento para uma reflexão intramuros sobre investimentos em projetos que sequer deveriam ter sido iniciados. São pequenos gastos, em número possivelmente muito alto.

A ciência brasileira tem a obrigação de melhorar sua eficiência, de deixar de se satisfazer com números meramente quantitativos e pensar em números qualitativos. Não adianta formar tanta gente com tanta deficiência. Menos vale mais e resolveria a situação de muitos. Toda crise traz a chance de revermos nosso próprio meio.

Vejamos, por exemplo, a essência da crise nas universidades públicas paulistas. Quem escolheu os reitores? A favor de que universidade eles estão? A quem atribuir a crise de instituições com autonomia? Que esta seja a última crise que passamos sem que instauremos uma profunda autocrítica. Afinal, onde está a autocrítica que tanto a ciência quanto a universidade preconizam?